top of page

Ressignificando o plástico: o 4º Desafio de Design Odebrecht Braskem

Formada em 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrech e do grupo Mariani, a Braskem é, atualmente, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. Sua produção é focada em diversos produtos químicos e petroquímicos como: polietileno, PVC, eteno, propeno e o butadieno, utilizados por empresas dos mais variados setores do mundo.  


Nesse sentido, desde 2012 realiza o Desafio de Design Braskem com o objetivo de apresentar o plástico aos futuros arquitetos e designers como um material versátil e adaptável, que viabiliza a solução de problemas e abre caminhos para novas oportunidades. Durante a 4º edição realizada no ano de 2016 na Cidade do Rio de Janeiro, os estudantes se deparam com um novo desafio: desenvolver mobiliários urbanos inovadores a partir da ressignificação de produtos plásticos já existentes produzidos pelos clientes da Braskem. A ideia era incentivar a releitura de peças e objetos em plástico misturando funcionalidade e design.  


Com o tema, “Mobiliário urbano para espaços em transformação”,  estudantes Design e Arquitetura da UFRJ, UERJ, UFF e PUC-RJ trabalharam em duas categorias: “Alimentação e Apresentações Artísticas” e “Repouso e Trabalho” produzindo mobiliários afim de compor o Parque Urbano do Porto Maravilha situado no bairro de Santo Cristo, um dos mais antigos da cidade que encontrava-se em revitalização. Assim, os trabalhos desenvolvidos deveriam aliar diversidade e acessibilidade e possuir como inspiração a “Cidade Maravilhosa”, sua cultura, seu povo e suas belezas.


Para isso os estudantes contaram com um grupo de especialistas e mentores que os ajudaram a entender o ciclo de vida do plástico - desde a extração da matéria-prima, passando pelo transporte do material, processo produtivo, uso e destino final - e a melhor forma de aplicá-lo, levando em conta sua capacidade de reciclagem, qualidade de acabamento e durabilidade. Além disso, durante o processo pesquisaram diversas referências e tendências pelo mundo para elaborarem seus projetos. Algumas inspirações das equipes foram: 1. The Great Picnic (EUA), 2. Dune Ferpect Collective (França), 3. Snohetta (Itália) e 4. The River Must Flow (Itália)


Inspirações das equipes participantes (2016).
Inspirações das equipes participantes (2016).

E ao longo de 4 meses os estudantes passaram por palestras, workshops, capacitações técnicas em processos de fabricação, características dos materiais, empreendedorismo e sustentabilidade, fatores essenciais para o entendimento, conceituação, concepção e finalização dos mobiliários urbanos. Na categoria "Alimentação e Apresentações Artísticas" a equipe vencedora foi a Òn formada pelos alunos Paulo Bezerra, Juliane Rodrigues e Sophia Delgado da Universidade Federal Fluminense. O projeto "Mergulho" conquistou o júri tendo como conceito a desaceleração conectada. A proposta era evidenciar o mobiliário urbano como um importante elemento de escala humana na cidade, convidando os usuários a utilizarem o espaço público de maneira mais contemplativa.



Já na categoria "Repouso e Trabalho", os vencedores foram Vanessa Bernardes, Alexandre de Carvalho e Thaís Teles, alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membros da equipe “Bosque”. O projeto "Baorê", desenvolvido pelo grupo, surgiu com a ideia de criar um ambiente que possibilitasse um escape para o dia a dia corrido dos moradores, trabalhadores e visitantes do bairro de Santo Cristo. Além dos grupos vencedores, a equipe Pires e a Pilot ganharam menções honrosas pelos excelentes trabalhos desenvolvidos durante o concurso.


Dessa forma, por acreditar que o Design e a Arquitetura agregam valor e reforça o propósito de todo o processo de urbanização, a quarta edição do Desafio de Design Odebrecht Braskem, com o tema “transformação” aliado ao uso do plástico, possibilitou o desenvolvimento de um espaço para de uso e gentilezas urbanas, mesclando o antigo ao novo, e permitindo apropriação e empoderamento do Porto Maravilha e do Bairro de Santo Cristo pelos moradores, trabalhadores e frequentadores da região.


Maria Larissa

0 comentário

Comments


© 2018 por Redesign UFRN.

  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page